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  • Alessandra Uflacker

Respirar de forma consciente



A respiração é vital. Ela pode ser voluntária ou involuntária e pode afetar nosso estado de espírito. A rotina costuma exigir muito e, cada vez mais, precisamos equilibrar uma quantidade maior de compromissos.Por isso, incluir momentos para inspirar e expirar de forma lenta e profunda é essencial para manter a mente e agenda organizadas.


Quando a mente fica sobrecarregada, pode gerar estados de estresse tão intensos que o corpo começa a falhar. Sintomas como palpitações, falhas de memória, tonturas e dores no corpo podem aparecer, comprometendo o nosso bem-estar e a saúde.

Com isso, o mundo começa a ficar cinza e perder a graça... Tudo se resume a rotina desgastante e nada empolgante. Você já se sentiu assim?


Respirar de maneira consciente pode levar a um profundo relaxamento, redução de dores e melhoria do estado mental.

A respiração é um ato automático mas, o simples exercício de inspirar e expirar de forma lenta e profunda tem o enorme poder de oxigenar a mente e acalmar o coração. Quando, durante alguns instantes, nos dedicamos na percepção total da respiração, é possível parar e pensar na melhor forma de lidar com diversas situações cotidianas.



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Apesar de o ato de respirar poder ser controlado, no dia a dia estamos treinados para colocar atenção no que estamos fazendo e deixar o corpo assumir o controle de inspirar e expirar.


“Quando você entra em estado de tranquilidade e relaxamento, sua respiração naturalmente cai em frequência, assim como o batimento cardíaco e a pressão arterial”, explica Eleonora Lins, médica especializada em Clínica Médica e Nefrologia (HC-FMUSP) e Homeopatia (IBEPH). Dessa forma, a respiração tem o poder de modificar o humor e estado emocional. É por essa razão que, no momento de estresse, ameaça ou grande risco, ter o controle de parar e respirar de forma consciente, inspirando e expirando lentamente, induz o sistema corporal a seguir o mesmo ritmo, preservando o desgaste metabólico proveniente das sensações de medo.


Como respirar para acalmar


A respiração profunda e completa, segundo os princípios do Yoga Antigo, é descrita como ampla, utilizando a total capacidade pulmonar. “Observe sempre que os pulmões devem encher-se primeiramente na parte de baixa, logo na parte média e finalmente na parte alta, esvaziando-se de forma inversa”, explica Ro de Castro, instrutora de SwáSthya Yôga e diretora do Método DeRose, em seu livro “Respiração total”.


A qualidade da respiração somente pela narina é infinitamente maior, de acordo com Eleonora. “A maioria das pessoas inspira pelo nariz, mas expira pela boca. Isso tem uma total diferença em termos de resultado, a começar pela interferência no formato da própria mandíbula. Crianças que têm respiração crônica pela boca desenvolvem problemas de formação de arcada e sensoriais em termos de paladar.” Experimente esse exercício recomendado pela médica: respire alternadamente somente pelas narinas por dois a quatro minutos (de preferência, dois minutos de um lado e dois do outro). Quando terminar sentirá alívio e bem-estar. Pratique esse treino diariamente.


Além de reduzir o nível de ansiedade e estresse, a respiração nasal fortalece o sistema de defesa imunológico; quem respira menos pelo nariz e mais pela boca tem maior possibilidade de ter amigdalite, dor de garganta, bronquite e asma. Problemas de insônia também podem estar relacionados à respiração pela boca, explicou Eleonora.


9 benefícios de respirar corretamente


1. Deixa o cérebro mais ativo

2. Aumenta sua performance

3. Reduz o estresse e a ansiedade

4. Ajuda a diminuir a insônia

5. Deixa o corpo e pele mais saudáveis

6. Ajuda no combate a problemas do coração

7. Ajuda a aumentar a imunidade

8. Relaxa a mente

9. Melhora a digestão


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Fontes:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2017/12/17/respirar-de-forma-consciente-diminui-ansiedade-e-aumenta-tempo-de-vida.htm

https://calldaniel.com.br/9-beneficios-de-respirar-corretamente/

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