Buscar
  • Alessandra Uflacker

Respirar é nutrir a vida.

Respirar é muito mais do que simplesmente puxar e soltar o ar.

Hipócrates considerado o pai da medicina afirmava que a respiração é o ritmo básico da vida! É a forma mais eficaz de nutrição.

Podemos fazer jejum alimentar por semanas, ficar horas sem ingerir líquidos e apenas instantes sem respirar.

E curiosamente, de todas as substâncias desnecessárias ao nosso corpo, aproximadamente em torno de 70%, saem pela nossa expiração e em torno de 3% saem pelas fezes.

Respirar é vida!!! É nutrir a vida!! E mais do que nutrir a vida a respiração é como um elo entre o

FÍSICO, MENTAL, EMOCIONAL E ESPIRITUAL.

A respiração tem o poder de acalmar, de trazer para o presente, de dar mais clareza interior, pois quem experimenta respirar de forma consciente consegue ficar mais tranquila para optar pela melhor decisão, melhor resposta, melhor ação.

E qual é o 1º desafio que encontramos ao nascer? É aprender a respirar!!! Os bebês aprendem a respirar no parto. E para a grande maioria das pessoas, o parto foi o 1º trauma na vida. Partos traumáticos levam os recém-nascidos a respirar de forma inadequada. Sentimentos como raiva, frustração e medo que experimentamos ao longo da vida também alteram o nosso padrão respiratório.

O cérebro quando se depara com uma situação de risco, ou quando sentimos algum medo, geralmente ficamos ansiosos e rapidamente a respiração se altera, ficando mais ofegante. Essa informação chega ao cérebro e ele entende que precisa nos proteger, nos preparar... para fugir ou lutar.

Então, quando você estiver entrando num ciclo de descontrole, começando a ficar nervoso... se você começar a respirar profundamente, segurar o ar e soltar devagar você vai comunicar ao seu cérebro que está tudo bem! Você pode relaxar! Desta forma ficará mais fácil você começar a se controlar, de você ser dono da situação. Você ter clareza da real situação.

Os exercícios respiratórios trazem equilíbrio físico e mental, pois o organismo não se desgasta com lembranças desagradáveis e ainda fica mais oxigenado. Então os inclua em sua rotina e tenha uma vida mais saudável.

Ter consciência da sua respiração é algo essencial para seu bem-estar!

Que tal experimentar? Vamos lá...

Comece escolhendo um local e se preferir use uma música tranquila. Para estimular uma conexão maior com o seu interior de preferência em fazer o exercício de olhos fechados.

Inicie fazendo uma respiração profunda. Inspirando o ar pelas narinas e expirando. Repita mais umas três vezes pelo menos e depois deixe a sua respiração se acomodar como ela quiser.

Inspire abrindo os braços na altura dos ombros e expire se abraçando. Enquanto repete este exercício algumas vezes vá tomando consciência de que inspirar é se abrir, se expor e ousar sair do quadrado enquanto que expirar é acolher, confiar e relaxar.

Perceba também que quanto maior a sua abertura no inspirar mais e melhor você consegue se abraçar e se cuidar.

Lembre-se de desenvolver o hábito de tomar consciência da sua respiração.

Abraço e até breve!


57 visualizações